quarta-feira, 2 de abril de 2008

Salada de fruta

Essa é a minha resenha a respeito dos textos da aula passada.


O trabalho de Ribas e Zivani é um estudo sobre formas de interação com as novas tecnologias de informação e comunicação como internet e celular. Segundo as autoras mais do que uma rede (no sentido literal, de fios entrelaçados), a internet tem mediadores, transmissores e receptores, tal qual uma realidade paralela. Como exemplo, as autoras citam a rede de interelações em que cada um estabelece mais de um tipo de relação com seu próximo, um diálogo, formas de expressão mediadas, etc. Vale lembrar também que em rede, as informassões são dispersas de maneira horizontal, ou seja, as fontes de informações dispersam-se e (exceto em alguns casos) não há mais detentores nem censores de informações.
Segundo Recuero, a conectividade não só é uma via de mão dupla e pode acontecer em qualquer lugar - prova disso são as lan-houses e computadores portáteis-como também é uma rede pública e popular que justifica os softwares livres como linux. Achei interessante a idéia de Talcott Parsons (1969), “o autor dizia que o sistema social deveria resolver quatro problemas básicos para a sua existência: adaptação, integração, conquista dos objetivos e manutenção dos padrões motivacionais e culturais”.
Concluindo: as redes sociais virtuais facilitam conexões e integrações que nunca foram concebidas antes por acontecerem em tempo real. A internet e TICs relacionadas à ela estabelecem articulações (recuero) ou arestas (Ribas e Zivani) entre seus usuários.