quinta-feira, 19 de junho de 2008

Gueimis

Os games coletivos já foram citados com excelência em termos de proximidade com a realidade. Afinal você administra uma conta, faz seu dinheiro render, adquire bens, tudo sem compromisso. Contudo depois que um rapaz foi morto pois tinha R$15000 em sua conta espera-se que os jogadores tenham mais cuidado com sua privacidade.
Second life e Ragnarok nos mostram que pode-se ter uma vida social totalmente independente da real.

sábado, 14 de junho de 2008

cauda longa e domocracia

A idéia de que o panorama cultural é um contínuo sem fronteiras com conteúdo amador e profissional competindo em igualdade de condições pela atenção do internauta nos é apresentada no texto ¨A Cauda Longa¨.
Some-se a isso a idéia de alterar tudo que se vê na internet com a folksonomia e os wikis e você terá uma idéia do que é uma rede onde todas as informações podem ser encontradas. A idéia básica da cauda longa é que num gráfico exponencial a parte alta são os hits e representam 80% da área (seja de venda, acesso, compra...) e a área baixa representa 20%. Sendo que na internet, em especial nos sites de venda essa proporção é de 96%-4%. Honestamente acredito mais no 80´20, afinal mesmo sites desconhecidos representam para algo para um pequeno grupo.
Entra aí o texto que vai contra essa idéia pouco democrática de Bernardo Soj. Segundo o autor, a internet parece ser um meio de comunicação de massa afinal, todos teoricamente tem acesso à ela, contudo para a democracia ela é especulativa, afinal sendo uma proporção 96-4, não há paridade de opiniões.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Relações Públicas e Blogs

Os Blogs são espaços para a expressão pessoal.
Porém quando ferem a integridade de uma empresa, maneiras de evitar complicações devem ser tomadas. Se é legítima a crítica, a empresa têm responsabilidade de restaurar sua imagem perante o público e os consumidores, se a fala do blogueiro é inválida, a empresa pode mostrar a ele e aos leitores que não está irregular.
Dessa menira, a função de um RP é válida pois ele pesquisa na internet o que é dito sobre as organizações. Por serem uma trama copmplexa e, em geral, abrangerem diferentes segmentos, deve-se ter um trabalho de prevenção de possíveis crises.