sábado, 14 de junho de 2008

cauda longa e domocracia

A idéia de que o panorama cultural é um contínuo sem fronteiras com conteúdo amador e profissional competindo em igualdade de condições pela atenção do internauta nos é apresentada no texto ¨A Cauda Longa¨.
Some-se a isso a idéia de alterar tudo que se vê na internet com a folksonomia e os wikis e você terá uma idéia do que é uma rede onde todas as informações podem ser encontradas. A idéia básica da cauda longa é que num gráfico exponencial a parte alta são os hits e representam 80% da área (seja de venda, acesso, compra...) e a área baixa representa 20%. Sendo que na internet, em especial nos sites de venda essa proporção é de 96%-4%. Honestamente acredito mais no 80´20, afinal mesmo sites desconhecidos representam para algo para um pequeno grupo.
Entra aí o texto que vai contra essa idéia pouco democrática de Bernardo Soj. Segundo o autor, a internet parece ser um meio de comunicação de massa afinal, todos teoricamente tem acesso à ela, contudo para a democracia ela é especulativa, afinal sendo uma proporção 96-4, não há paridade de opiniões.

Um comentário:

Gisele H. disse...

"A idéia básica da cauda longa é que num gráfico exponencial a parte alta são os hits e representam 80% da área (seja de venda, acesso, compra...) e a área baixa representa 20%."

Gaby, na caula longa é o oposto!!

Voltamos a falar disso na aula, parece que não ficou claro.